A Primeira de Muitas...
- victortavoni
- 11 de set. de 2015
- 2 min de leitura
Atualmente utilizamos o Raspberry, como micro controlador, porém decidimos trocar o nosso micro controlador para o Arduino, pois com a aplicação do Arduino, tivemos um impacto positivo com relação ao custo, e com relação a conteúdos disponíveis, para estudos na internet, e em livros didáticos, também não devemos esquecer que com esse novo micro controlador que trabalha com a linguagem de programação “C”, temos uma base de conhecimento mais abrangente referente a linguagem e com isso conseguimos já retirar as placas drivers.
Após tentar realizar várias tentativas para desenvolver um algoritmo que substitui-se nossa placa conseguimos realizar um algoritmo e vimos que a resposta dele estava em baixo dos nossos narizes o tempo todo. Foi o seguinte, a falta de duas variáveis que indica o sentido de entrada e saída. Além disso, conseguimos resolver vários bugs em nosso projeto. Um dos defeitos que encontramos foi o seguinte, se alguém passar pelo primeiro sensor e não passar pelo segundo e após isso uma pessoa entrar no ambiente passando pelos dois sensores o que acontecia era o seguinte o contador fica totalmente perdido na contagens.
“Para quem não tem uma ideia do que seja um Arduino vamos colocar um pequeno texto que descreve muito bem ele. Texto retirado do Wikipédia”.
Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre e de placa única,projetada com um microcontrolador Atmel AVR com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão, a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++. O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.
Pode ser usado para o desenvolvimento de objetos interativos independentes, ou ainda para ser conectado a um computador hospedeiro. Uma típica placa Arduíno é composta por um controlador, algumas linhas de E/S digital e analógica, além de uma interface serial ou USB, para interligar-se ao hospedeiro, que é usado para programá-la e interagi-la em tempo real. Ela em si não possui qualquer recurso de rede, porém é comum combinar um ou mais Arduinos deste modo, usando extensões apropriadas chamadas de shields. A interface do hospedeiro é simples, podendo ser escrita em várias linguagens. A mais popular é a Processing, mas outras que podem comunicar-se com a conexão serial são: Max/MSP, Pure Data,SuperCollider, ActionScript e Java."
Segue uma imagem do Arduino . Você pode clicar em cima da mesma para ser direcionado ao link do Wikipédia e obter mais informações do microcontrolador Arduino
留言